EXALTA e Banda na 52ª Festa da Uva de Louveira-SP – 13.12.2019

FESTA DA UVA DE LOUVEIRA COM EXALTA

Pela primeira vez o EXALTA em sua atual formação com Thell, Brilhantina, Jeffinho e Magrão, participou da grade de shows desse tradicional evento do interior do Estado de São Paulo, em sua Edição 52 em 2019 que é a FESTA DA UVA DE LOUVEIRA.

A CIDADE DE LOUVEIRA-SP:  O nome do município é uma referência a árvore louveira. Os primeiros relatos sobre Louveira datam de 1639 quando Gaspar de Oliveira, Bandeirantes espanhol, desbravou essas terras e plantou aqui as primeiras mudas de videira. Foi ele também quem batizou o local de sua primeira parada na região com o nome de Louveira pelo fato de haver no local, várias mudas nativas com este nome. Passados aproximadamente 250 anos desse período iniciou-se na região a imigração italiana que substituiu os escravos nas plantações de café.

Em 1872 foi inaugurada a Estação Ferroviária da Cia Paulista de Estrada de Ferro, construção que impulsionou a economia local, primeiramente com o café e após seu declínio, com o cultivo da uva pelos imigrantes italianos. Louveira pertenceu Jundiaí por mais de 300 anos, e depois passou a ser bairro Vila de Rocinha (atual Vinhedo) e somente em 1964 alcançou a condição de Município. Louveira está situada a 690 m de altitude, pouco abaixo da altitude média de Jundiaí. Segundo o censo brasileiro de 2000, a cidade possuía 23.970 habitantes, sendo 21.962 na área urbana e 2044 na área rural. O Censo mais recente aponta que Louveira hoje está com população em torno de 42.796 mil habitantes, ou seja, em pouco menos de 14 anos Louveira teve aumento em sua população de mais de 18 mil novos moradores.

A UVA NIÁGARA: Através de estudos realizados data-se que em 1933 originou a uva Niágara rosada no Estado de São Paulo, em LOUVEIRA, na vinha de Antônio Carbonari, uma cepa de Niágara Branca, ostentando em alguns pâmpanos maravilhosos cachos de bagas vermelhas e que foram descobertas pelo viticultor Aurélio Franzini. Nascera assim a mutação somática Niágara Rosada, que se tornaria a uva de mesa mais cultivada no Estado. “Na época o Bairro do Traviú, onde ocorreu o fato relatado, estava ligado a Louveira e ambos pertenciam ao município de Jundiaí”. Principal fruta cultivada no município e na região, na qual impulsionou a realização do tradicional evento Festa da Uva, a uva conhecida como uva de mesa é encontrada em vários pontos de comercialização no município e nos atrativos turísticos, aproveitando também para elaboração de produtos derivados como: suco e geleia.

O Circuito das Frutas é uma Região Turística formada pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, ITATIBA, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, localizados no Sudeste do Estado de São Paulo. A região se destaca pelo clima tropical de altitude, um incrível cenário de colinas, serras e montanhas que desenham paisagens inesquecíveis. Tudo isso dá vida a uma terra rica em frutas de altíssima qualidade que tornam a gastronomia da região incomparável, com a produção de vinhos artesanais, geleias, compotas e outras iguarias. Além disso, o Circuito das Frutas dá espaço a diversas atividades que te deixam em contato com a natureza como trilhas, cavalgadas e cachoeiras. Passeios como visitas a adegas de vinho e licores, fazendas históricas de café, engenho produtores de cachaça e apiários também podem fazer parte do seu roteiro, tornando o Circuito das Frutas um destino único e apaixonante.

Fontes:
https://www.turismolouveira.com.br 
http://www.festadauvadelouveira.com.br 

A 52ª Festa da Uva de Louveira | 2019

A Festa da Uva 2019 trouxe grandes shows e atividades para toda a família, e certamente foi uma edição histórica para Louveira Nessa edição, a festividade aconteceu em datas inéditas durante os dias 30 de novembro e 1, 6, 7, 8, 13, 14, e 15 de dezembro de 2019 na Área de Lazer do Trabalhador, que fica no km 1 da Rodovia Romildo Prado. O evento contou com diversas atrações musicais com reconhecimento nacional e internacional.

Abaixo parte da Galeria de Fotos do Show do EXALTA na 52ª Festa da Uva de Louveira dia 13.12.2019, com imagens de Marcelo Farias:

E ainda fez parte das festividades:

Exposição de Frutas –  Estandes de agricultores compuseram a exposição com frutas de qualidade para os visitantes da festa desde a abertura dos portões até às 19h.

Turismo Rural – O Turismo Rural de Louveira vem se destacando na região pelo grande número de atrativos rurais. São fazendas centenárias, alambiques, vinícolas, restaurantes rurais, entre outras opções. A festa contou com um estande de vendas para os passeios.

Vila Medieval Estreante na festa, o espaço foi criado com o objetivo de oferecer uma experiência de imersão na idade média e seus costumes que até hoje encantam e atraem admiradores. O local foi palco de shows, encenações e apresentações tipicamente medievais, como performances de arco e flecha e machadinha ao alvo.

Artesanato  – No mini shopping, o visitante encontrou cerca de 20 artesãos louveirenses expondo seus trabalhos a preços especiais para que todos levem uma lembrança da cidade.

Shows Regionais – Mais de 30 apresentações de bandas regionais atendendo ao público e a todos os gostos. A programação realizada e completa e os horários ainda estão disponíveis no link : www.festadauvadelouveira.com.br/index.php/programacao.

Pisa de Uva – Em homenagem a cultura vinícola da região, o público acompanhou apresentações da tradicional pisa da uva, dançando ao ritmo de músicas típicas. A atração antecedeu ao leilão, começando às 12h25, nos domingos.

Leilão de Frutas – Tradição na cidade, o famoso leilão de frutas premiadas como uva, caqui, goiaba, pêssego entre outras. Os leilões aconteceram aos domingos a partir das 12h30 e foram disputados lance a lance.

Baile da Melhor Idade –  Também aos domingos aconteceram os bailes da 3ª Idade com banda ao vivo e entrada grátis, no palco Cabernet, a partir das 14h.

Excursões  – A festa trouxe um atendimento especial para excursão. Vale lembrar que a Festa da Uva é uma iniciativa da Prefeitura de Louveira, que vai disponibilizar área coberta no evento, banheiros, ambulância no local e monitoramento pela Guarda Municipal.

 

Abaixo “AfterMovie” do Show do EXALTA na 52ª Festa da Uva de Louveira dia – 13.12.2019, com imagens e edição de Marcelo Farias:

 

CONEÇA ACNUR BRASIL

 

EXALTASAMBA 35 ANOS